Como os livros de colorir podem fazer bem?

sexta-feira, 17 de julho de 2015


Os livros de colorir para adultos antiestresse estão fazendo o maior sucesso! A saga de Johanna Basford revela um mundo novo e ilusório capaz de despertar muita criatividade.

Os livros fazem com que as pessoas possam parar um pouco na loucura do dia a dia e entrar em contato com seu eu interior. Muitas vezes, ficamos focados em internet, os diversos meios de comunicação, trabalho, escola, etc. Acabamos envolvidos por uma capa grossa, sem contato com nosso mundo interior. Esse é o foco dos livros antiestresse, fazer com que as pessoas tenham momentos de calmaria, estimulando a serenidade e a criatividade ao mesmo tempo.
As diversas figuras que se encontram nos livros são bem detalhadas e diferentes, que trazem paz e fazem com que a pessoa possa entrar em contado com sua própria infância, trazendo aspectos de felicidade e uma saudade prazerosa. 
Esse tipo de atividade é desenvolvida como terapia ocupacional, que ajuda a diminuir a ansiedade, a estimular o cérebro, aumenta a capacidade de atenção, estabiliza o humor e é extremamente relaxante, se tornando até uma ajuda para dormir. Os livros vão muito além de uma de uma distração ou de uma atividade feita em nas horas vagas, ele se torna uma verdadeira terapia ao fazer a pessoa entrar em contado consigo mesma.
Nosso cérebro é capaz de reconhecer essa ação benéfica, estabelecendo relações com nossos neurotransmissores, o neuropsicólogo Stan Rodski, explica que o cérebro sofre alterações neurais comportamentais, pois ao praticar essa atividade a adrenalina é reduzida (diminuindo a ansiedade) no cérebro e a dopamina só aumenta (melhorando a memória, a cognição e dando o melhor controle das emoções).
Basford aconselha que essa atividade deve ser praticada pelo menos no mínimo 30 minutos diários, considerando ser uma tarefa fácil e prática de ser realizada. Diz aos leitores que devem pensar muito ao colorir as páginas e refletir sobre as escolhas, para alcançar os benefícios que a atividade proporciona.

"Os livros facilitam o encontro consigo mesmo, permitem um momento de silêncio e contemplação, raro nos dias de hoje." (Johanna Basford)


Texto: Jéssica Cruz
Ilustração: Priscilla Cruz


Um comentário: